SINTRAF Lagarto é reeleito e integra Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa

Muitos trabalhadores rurais idosos integram o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Agricultura Familiar de Lagarto (SINTRAF Lagarto), filiado à Central Única dos Trabalhadores (CUT/Sergipe). Por isso os dirigentes sindicais do SINTRAF Lagarto têm atuação constante junto ao Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDI) do município de Lagarto.

Até a última quinta-feira, dia 2 de fevereiro, o Conselho era presidido pelo senhor Ginaldo Correia, do Departamento da Terceira Idade do SINTRAF Lagarto. Nesta data aconteceu a eleição da nova diretoria. O sindicato foi eleito e vai continuar fazendo parte do Conselho, só não vai ocupar a presidência.

Além do SINTRAF Lagarto, foram eleitos para integrar o Conselho: o Centro Social da Mulher do Povoado Rio das Vacas, a Associação Beneficente Sócio Cultural Maria Acácia Ribeiro e Pia União dos Pobres de Santo Antônio – Asilo Santo Antônio.

Os outros quatro membros do COMDI foram indicados pela Prefeitura e integram as Secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, e Esporte e Lazer.

“Temos um cuidado diferenciado na questão da terceira idade porque temos um bom número de associados que são da terceira idade, por isso o sindicato sempre teve participação neste Conselho com direito a voz e voto. É um trabalho importante demais, recebemos muitas denúncias, fazemos reuniões de mediação com a família para adequar a situação daquele idoso, e o que não conseguimos resolver, enviamos para o Ministério Público. É muito importante para o bem estar da nossa população idosa”, explicou o dirigente sindical Ginaldo.

O senhor Ginaldo Correia e o presidente do SINTRAF Lagarto, Evandro Silva, junto ao secretário Executivo da CUT, João Fonseca, participaram da eleição dos novos membros que compõem o COMDI Lagarto.

Amanda Gois, secretária executiva do COMDI, explicou que o Conselho tem entre as suas funções fiscalizar a implantação da Política de Defesa dos Direitos dos Idosos.

O presidente do SINTRAF Lagarto, Evandro Silva, destacou a importância da disponibilidade de um carro para que sejam feitas as visitas e fiscalizações sobre a situação dos idosos.

“É preciso a volta do carro para auxiliar nas denúncias de abuso dos direitos do idoso. Idosos são a parte esquecida da nossa sociedade. Não alcançamos nem 20% dos casos de violação de direitos. Eu acredito que com o isolamento, com o individualismo, é mais difícil se comunicar com idosos da cidade, porque aqueles que estão no campo têm uma rede de apoio, de solidariedade entre vizinhos. Então tudo que o nosso sindicato puder fazer, faremos para que os idosos tenham seus direitos respeitados”, declarou Evandro.

O secretário executivo da CUT/SE João Fonseca pediu para dar o seu depoimento enquanto idoso e dirigente da CUT. “Continuo trabalhando no serviço público e já sou um idoso. Esta é uma realidade cada vez mais comum, portanto a luta em defesa dos direitos dos idosos também é a luta do sindicato e o SINTRAF Lagarto pode contar conosco da CUT”, registrou João Fonseca.

Fonte: https://se.cut.org.br/noticias/sintraf-lagarto-e-reeleito-e-integra-conselho-de-defesa-dos-direitos-da-pessoa-i-915e/

Curtiu? Compartilhe esse conteúdo com outros gestores.